quarta-feira, 29 de julho de 2009

Ser Professor no Contexto Atual

Um comentário:

  1. Ser Professor no Contexto Atual







    Devemos integrar os conhecimentos do mundo que aluno traz consigo, e os agrega á medida que vai adquirindo os conhecimentos ao longo da sua caminhada pedagógica, provocando o gosto de aprender e na busca das respostas, começando a refletir com o próprio desenvolvimento. O professor deve ser o facilitador da aprendizagem criando situações que estimulem e motivem as respostas do processo.

    O educador ao fazer uma análise crítica do seu trabalho deve conseguir compreender o que ensina, e tê-lo bem claro para ligar a tudo que é urgente aprender a aprender, pois conhecendo a realidade e as necessidades dos alunos o professor poderá investir na própria formação e atualização.

    Para o professor ser um mediador da aprendizagem é necessário que ele faça uma ponte entre o conhecimento e o sujeito, socializando o conteúdo, a cultura e o conhecimento.

    Para haver a socialização dos conhecimentos é necessário que o professor valorize o pensamento dos alunos, entusiasmando-os para que ocorra aprendizagem.

    Ao fazer análise de suas práticas pedagógicas, o professor realiza o questionamento do seu desempenho em sala de aula, podendo dessa forma obter respostas sobre o aprendizado dos conteúdos, aonde o educar não deve partir do que queremos ensinar ou que sabemos e sim do que foi aprendido e compreendido pelos alunos.

    Ao ver o vídeo apresentado pela professora Maria Helena Rossi sobre os pensadores da educação, observo que muito das teorias, faço em minha sala de aula, geralmente ligo os problemas que são relatados pelos alunos aos conteúdos muitas vezes estes não estavam preparados para aquele dia, mais não deixo de fazer um gancho abordando o tema que pode auxiliá-los a compreender o problema do momento.

    Este texto esta relacionado ao vídeo de Maria Helena Rossi relacionando com os seguintes teóricos:

    * Jean Piaget;

    * Vygotsky;

    * Novoa;

    * Jonh Dewy

    * Tânia Marques

    Tags (palavras-chave): teorias, conteúdo, conhecimento, interação, professor, aluno

    ResponderExcluir